meio ambiente
Editado de http://www.inboundlogistics.com
Desenvolvido a partir do artigo:
Dr. Jean-Paul Rodrigue, Dr. Brian Slack and Dr. Claude Comtois; Green Logistics; THE GEOGRAPHY OF TRANSPORT SYSTEMS
- http://people.hofstra.edu/geotrans/eng/ch8en/appl8en/ch8a4en.html
Os dois conceitos acima, o “pensar verde” (a atual cenário cultural das atividades serem ambientalmente sustentáveis e pouco agressivas) e a logística, enquanto disponibilização dos produtos no espaço e no tempo, são ambos plenos de importância em nosso mundo moderno. O primeiro pela nossa própria sobrevivência, o segundo pela manutenção de nossa geração de riqueza e modos de vida/consumo atuais. Logística sendo a base da operação de sistemas de transporte moderno e implicando um grau de organização e controle sobre os movimentos de mercadorias que apenas são permissíveis pela tecnologia moderna, tornou-se um dos desenvolvimentos mais importantes no setor de transportes. O “pensar verde” tornou-se uma conceituação para uma série de preocupações ambientais, e é geralmente considerado de forma positiva. É empregado para sugerir a compatibilidade com o meio ambiente, e assim, como a logística é algo que é visto como benéfico, e pode, para termos de adjetivação de outros termos, ser a palavra “verde” que à muitas coisas é anexada. Ao se juntar estas duas palavras sugere-se um transporte ambientalmente amigável e eficiente como sistema de distribuição.
Dessa fusão de conceitos nasce o termo Logística Verde, que são as práticas de gestão da cadeia de suprimento e as estratégias que reduzam o impacto ambiental e o consumo de energia na distribuição de mercadorias. Concentra-se na manipulação de materiais, na gestão de resíduos de embalagens e seu transporte.
O termo vagamente definido abrange diversas dimensões relacionadas com o planejamento da produção, a gestão de materiais e sua distribuição física abrindo as portas para uma ampla gama de potenciais