Meio Ambiente
Conclusão: Grasieli Alves
O cuidado com o meio ambiente tem sido cada vez maior, o grande apelo do momento é a “redução dos gases que provocam efeito estufa” causando o aquecimento global e a “sustentabilidade” do planeta.
Dentre as diversas atitudes propostas para se alcançar a sustentabilidade, ou seja, suprir as necessidades atuais dos seres humanos sem prejudicar as gerações futuras; reduzir os impactos ambientais causados pelo crescimento demográfico e pela evolução tecnológica da sociedade (transferência do homem do campo pra cidade) está a substituição do uso de energias provindas de fontes não renováveis, combustíveis de origem fóssil.
No Brasil algumas ações importantes foram:
A substituição de parte do petróleo usado como fonte de energia pelo uso de energia elétrica e pelo álcool combustível;
A inauguração em 1999 do gasoduto Brasil-Bolívia, onde o gás produzido na
Bolívia é transportado para uso no Brasil em substituição ao petróleo e energia elétrica; A queima de biomassa;
O óleo diesel sendo gradualmente misturado a porcentagens de Biodiesel, que é fabricado a partir de gorduras animais ou óleos vegetais extraídos de plantas pouco exigentes em solos e agrotóxicos.
Outra fonte de energia que tem causado transtornos mundiais é a energia nuclear.
Até guerras aconteceram devido a desconfiança de que a energia nuclear estaria sendo usada para fabricação de armamentos (bombas). Por este motivo e por outros a energia nuclear é tida pela maioria da população como vilã, lembrando sempre do acidente com
Césio 137 em Goiânia, do acidente com a Usina Nuclear de Chernobil na Ucrânia, e o acidente nuclear de Tukushima no Japão causado pelo terremoto e tsunami. No entanto a energia nuclear é considerada barata, limpa e de baixo impacto ambiental quando comparada a usina hidrelétrica. A maior preocupação é como armazenar em segurança o resíduo nuclear, restos da fissão nuclear.
O uso da energia nuclear no Brasil é