meio ambiente
21
Setor de transportes representa em torno de 14% do total das emissões do Brasil
Setor de transportes representa em torno de 14% do total das emissões do Brasil
As emissões brasileiras de gases do efeito estufa em 2012 foram as menores em 20 anos, totalizando 1,48 bilhão de toneladas de gás carbônico equivalente só no ano passado. Apesar desta aparente boa notícia, a expectativa é que as emissões voltem a crescer em até três anos devido ao incentivo à gasolina e termelétricas no país.
Até esta quinta-feira (7) as emissões de gases de efeito estufa do Brasil não eram muito conhecidas. O último dado oficial era de 2010, e o anterior, de 2005. Por isso ONGs ambientalistas do Observatório do Clima fizeram um levantamento das emissões de 1990 a 2012. O Sistema de Estimativa de Emissões de Gases do Efeito Estufa (SEEG) disponibiliza online os dados de emissão e irá atualizar os números a cada ano em cinco áreas: agropecuária, energia, mudanças de uso da terra, processos industriais e resíduos.
As emissões em 2012 ficaram 7% acima de 1990, enquanto as emissões no mundo cresceram 37%. O desmatamento é o principal fator que faz com que o setor de mudanças de uso da terra tenha diminuído suas emissões em 41,5% no período. Entretanto, todos os outros setores apresentaram crescimento nas emissões: energia, 126%; processos industriais, 65%; resíduos, 64% e agropecuária, 45%.
Brasil tem menor emissão em 20 anos, mas número deve crescer em até 3 anos
21
Comunicar erro Imprimir
Reinaldo Canato/UOL Setor de transportes representa em torno de 14% do total das emissões do Brasil
Setor de transportes representa em torno de 14% do total das emissões do Brasil
As emissões brasileiras de gases do efeito estufa em 2012 foram as menores em 20 anos, totalizando 1,48 bilhão de toneladas de gás carbônico equivalente só no ano passado. Apesar desta