Meio ambiente
Dentro da cadeia produtiva do agronegócio a cadeia agroindustrial de alimentação animal cresce a cada dia mais muito por conta da utilização de rações para nutrição animal.
Pois é justamente através da utilização de rações que os produtores hoje encontram novas maneiras de manejo e de finalização do seu produto. Grandes transformações ocorreram no decorrer do tempo no setor produtivo primário do pais devido a diversos fatores que impulsionaram novas tecnologias e novas abordagens administrativas.
Com a chegada da tecnologia dentro das propriedades rurais muitos produtos antes que tinham que ser buscados fora e através de fornecedores terceirizados hoje são produzidos e beneficiados dentro das propriedades. O grande exemplo é a nutrição animal onde cada vez mais produtores buscam processar e agilizar a sua produção. Com o alto custo do transporte rodoviário nacional a busca pela produção, beneficiamento e utilização de insumos produzidos nos estabelecimentos rurais. A transformação de insumos em rações beneficia o produtor que encurta seu tempo de finalização do produto final buscando uma padronização de seus animais e de sua produção.
O mercado de produção de rações para nutrição animal nos últimos anos vem sofrendo diferentes e constantes modificações visando aumentar o grau de eficiência de seus produtos, novas formulações visando diminuir custo e também para atingir níveis de rentabilidade maior. Hoje grandes produtores utilizam-se de rações e complexos minerais para diferenciar sua produção encontrando subsídios que na venda irão aumentar seu poder de negociação. O grande problema antes era que a maioria das empresas produtoras de ração e sais minerais era centralizada fora do eixo regional sendo que alem de aumentar seu custo de transporte muitas das vezes os produtos não disponibilizam o necessário para complementação alimentar dos animais. Muitas empresas perceberam