Meio ambiente
Segundo Ronaldo Nóbrega, da Pam Membranas, as mesmas não são só produzidas a partir de materiais poliméricos. “Em algumas aplicações são utilizadas membranas preparadas a partir de matérias inorgânicas”, comenta.
“A separação de contaminantes da água, na maioria dos casos e em algumas aplicações específicas, servem também para a recuperação de substâncias”, diz Eng. João Roberto Nunes Junior, diretor da Efluentes Ind. e Com. de Equipamentos Ltda - empresa autorizada à aplicação dos produtos da Koch Membrane Systems (USA) no mercado brasileiro de tratamento de efluentes industriais e biológicos (reciclagem).
“No segmento que trabalhamos (tratamento de água e efluentes), membrana é um meio filtrante. Trata-se de superfície semi-permeável utilizada para separação de sólidos ou sais dissolvidos na água”, conta José Roberto Ramos, Gerente de relações internacionais da Perenne – Equipamentos e Sistemas de Água.
“Simplificando, a membrana é resultado da deposição química sobre um suporte (non woven)”, esclarece Valdir Montagnoli, gerente de produtos da DBD Filtros, distribuidor das membranas Synder no Brasil.
- Ultrafiltração
A membrana de Ultrafiltração é empregada nos trabalhos com macromoléculas, como proteínas e ácidos nucléicos. Serve para fazer a concentração, diálise e purificação. Seus poros são tão pequenos que nem são classificados por tamanho de poro, mas sim por uma estimativa de sua retenção molecular média. O maior uso desta membrana está na fabricação