Meio ambiente
DESENVOLVIMENTO, MEIO AMBIENTE E PRÁTICAS EDUCATIVAS
Reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, envolve uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A preocupação com o desenvolvimento sustentável representa a possibilidade de garantir mudanças sociopolíticas que não comprometam os sistemas ecológico se sociais que sustentam as comunidades. A educação ambiental aponta para propostas pedagógicas centradas na conscientização, mudança de comportamento ,desenvolvimento de competências, capacidade de avaliação e participação dos educando. A educação ambiental propicia o aumento de conhecimentos, mudança de valores e aperfeiçoamento de habilidades, condições básicas para estimular maior integração e harmonia dos indivíduos com o meio ambiente. À medida que se observa cada vez mais dificuldade de manter-se a qualidade de vida nas cidades e regiões, é preciso fortalecer a importância de garantir padrões ambientais adequados e estimular uma crescente consciência ambiental, centrada no exercício da cidadania e na reformulação de valores éticos e morais, individuais e coletivos, numa perspectiva orientada para o desenvolvimento sustentável.
A educação para a cidadania representa a possibilidade de motivar e sensibilizar as pessoas para transformar as diversas formas de participação em potenciais fatores de dinamização da sociedade e de ampliação do controle social da coisa pública, inclusive pelos setores menos mobilizados.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO POLÍTICA PÚBLICA
A urgente transformação social de que trata a educação ambiental visa à superação das injustiças ambientais, da desigualdade social, da apropriação capitalista e funcionalista Da natureza e da própria humanidade. A educação ambiental trata de uma mudança de paradigma que implica tanto uma revolução científica quanto