Meio Ambiente e Sociedade
O S tem número atômico (Z) = 16 e Massa Atômica (A) = 32, está localizado no grupo 16 ou família 6A e no 3o período da tabela periódica dos elementos químicos, sua distribuição eletrônica é K2 L8 M6.
- Ciclo do enxofre
Enxofre é uma substância amarela encontrada no solo, que queima com facilidade. Ele entra na produção de ácido sulfúrico, uma substância muito utilizada para fertilizantes, corantes e explosivos (pólvora, palitos de fósforo, etc.). O enxofre é encontrado nas rochas sedimentares, (formadas por depósitos que se acumularam pela ação da natureza) nas rochas vulcânicas, no carvão, no gás natural etc.
O enxofre é essencial para a vida, fazem parte das moléculas de proteína, vitais para o nosso corpo. Cerca de 140g de enxofre estão presentes no ser humano. A natureza recicla enxofre sempre que um animal ou planta morre. Quando apodrecem, as substâncias chamadas de “sulfatos”, combinados com a água são absorvidos pelas raízes das plantas. Os animais o obtêm comendo vegetais ou comendo outros animais.
- Atividade antrópica
De entre as reações típicas do enxofre, saliente-se a reação com as olefinas, que tem grande importância tecnológica, uma vez que é à base do processo designado por vulcanização da borracha natural e sintética.
Entre os compostos de enxofre, os mais importantes, sob o ponto de vista industrial, são: o dióxido de enxofre, gás obtido por combustão do enxofre ao ar, de cheiro sufocante e que é utilizado no fabrico do ácido sulfúrico e em operações de branqueamento; o sulfureto de hidrogênio, também designado por gás sulfídrico, extremamente venenoso, com cheiro característico a ovos podres, que se comporta como um ácido fraco em solução aquosa e forma sulfuretos corados pouco solúveis com a maior parte dos metais, sendo por esta razão utilizado em análise química; o ácido sulfúrico, um líquido oleoso muito usado em laboratório e em vários ramos da indústria, e o sulfureto de carbono, líquido com larga aplicação como