Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
PROBLEMAS SOCIAIS BRASILEIROS – MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Universidade Guarulhos
2014
1. INTRODUÇÃO PÁG.01
2. LEGISLAÇÃO AO ASSUNTO PÁG.02
3. MEIOS ALTERNATIVOS DE ENERGIA PÁG.05 3.1. ENERGIA EÓLICA PÁG.05 3.2. ENERGIA SOLAR PÁG.05 3.3. BIOMASSA PÁG.06 3.4. ÓLEOS VEGETAIS E ÁLCOOL PÁG.06
4. OS COMBUSTÍVEIS E A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL PÁG.07
5. DESMATAMENTO PÁG.08 5.1 QUEIMADAS E INCÊNCIOS PÁG.08 5.2 PROBLEMAS DECORRENTES PÁG.08 5.3 POLUIÇÃO DO AR PÁG.09
6. PROGRAMAS DE RECICLAGEM PÁG.10
7. DESENVOLVIMENTO, MEIO AMBIENTE E PRÁTICAS EDUCATIVAS PÁG.11
8. CONCLUSÃO PÁG.13
9. BIBLIOGRAFIA PÁG.13
Universidade Guarulhos
2014
1. INTRODUÇÃO
O desenvolvimento sustentável somente pode ser entendido como um processo no qual, de um lado, as restrições mais relevantes estão relacionadas com a exploração dos recursos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e o marco institucional. De outro, o crescimento deve enfatizar os aspectos qualitativos, notadamente os relacionados com a equidade, o uso de recursos – em particular da energia – e a geração de resíduos e contaminantes. Além disso, a ênfase no desenvolvimento deve ser fixar-se na superação dos déficits sociais, nas necessidades básicas e na alteração de padrões de consumo, principalmente nos países desenvolvidos, para poder manter e aumentar os recursos-base, sobretudo os agrícolas, energéticos, bióticos, minerais, ar e água.
“... a educação ambiental na escola ou fora dela continuara a ser uma concepção radical de educação, não porque prefere ser a tendência rebelde do pensamento educacional contemporâneo, mas sim porque nossa época e nossa herança histórica e ecológica exigem alternativas radicais, justas e pacificas.”
(Tristão, 1998, p.43)
Universidade Guarulhos
2014
2. LEGISLAÇÃO AO ASSUNTO
(Legislação Ambiental Brasileira)
O direito de viver em um ambiente ecologicamente equilibrado é uma garantia