Medições trabalho experimental
Introdução
No trabalho experimental a parte mais importante é a analise dos dados adquiridos. As grandezas físicas são medidas através de instrumentos apropriados ou através de operações matemáticas, combinando as medidas.
O objetivo da medição das grandezas físicas é alcançar um valor o mas aproximado do real. Mas não se pode garantir com precisão que a medida realizada, seja ela com instrumentos de medição ou por formulas, é absoluta. Em toda medida existe um erro.
Neste experimento vamos comparar e mostrar os erros de medidas realizadas com instrumentos e com formulas matemáticas, tentando chegar a uma conclusão de qual delas alcançaríamos um valor mais próximo do real.
Teoria
Para medir as grandezas físicas podemos utilizar as medidas diretas, utilizando os instrumentos adequados para tais grandezas, ou medidas indiretas, onde combinaremos dados das medidas diretas para acha-las.
Porém seja qual for o tipo de medida, ela terá um erro. No caso das medidas diretas o erro será a metade da menor escala; na medida indireta o erro será calculado com base no tipo de operação matemática que foi realizado para encontrar o valor da grandeza.
O erro pode ser classificado em três tipos: grosseiros, devido à falta de cuidado ou inexperiência de quem realiza a medição; sistemático, proveniente da imperfeição do material utilizado ou do uso de métodos inadequados; ou erros fortuitos, que não podem ser controlados pelo observador.
O valor da grandeza que obtiver o menor erro de precisão será aquela que mais se aproxima do valor exato.
Procedimento experimental
O objetivo era descobrir a massa, diâmetro, raio, volume, densidade de dois objetos: uma esfera e um cilindro e avaliar os erros das medidas. Além da esfera e do cilindro, utilizamos materiais como:
1- Proveta graduada - é um instrumento cilíndrico de medida, que possui uma escala graduada e serve essencialmente para medir líquidos. Possui uma