Medições Elétricas
Engenharia de controle e automação
28323 – INSTRUMENTAÇÃO – 2014b
Relatório da aula prática de medição de grandezas eLÉTRICAs
Enrique Fernandes Dalprá
Renan Gonçalves
Lajeado, outubro de 2014
1 Introdução
As medições elétricas fazem parte do cotidiano de toda indústria e de muitos outros setores, e saber como proceder tais medições e como ter as leituras corretas é determinante a fim de evitar erros que causem prejuízos materiais e pessoais. O objetivo deste relatório foi descrever as práticas de uso de equipamentos de medições de grandezas elétricas, aplicando os conceitos metrológicos, estatísticos, incertezas e propagação de erros. A prática realizada em sala de aula consistia em realizar medições de grandezas elétricas como tensão e corrente, com diferentes tipos de instrumentos, em diferentes combinações de resistores em diodos alimentados por uma fonte de tensão contínua.
2 Fundamentos teóricos
Medir é um procedimento experimental onde se obtém um múltiplo e/ou uma fração de uma grandeza física, estabelecida por um padrão, no instante da medição. O resultado de uma medição é uma estimativa e deve ser declarada a sua incerteza, informando que ainda há dúvidas no processo de medição e qual a dimensão dessa dúvida.
A grande maioria dos instrumentos mede determinada grandeza em um ponto e em um determinado momento, porém os fenômenos físicos que acontecem no tempo, envolvem todo o campo e não apenas um ponto, o que pode se afirmar que qualquer medida que ocorre em um tempo contínuo, resultaria em infinitos valores de medidas.
Sabendo dessas informações, os conceitos metrológicos indicam que uma boa prática de realizações de medidas elétricas devem conter várias leituras e após são realizadas médias dessas leituras, com objetivo de eliminar valores discrepantes momentâneos.
2.1