Medição Indireta de Distâncias (relatório Topografia)
Planimetria é a operação que tem por finalidade a determinação, no terreno, dos dados necessários à representação em plano horizontal, da forma e da posição relativas de todos os acidentes que nele se encontram, comportando, assim, a medida de ângulos e de distâncias referidas àquele plano (Moreira, 1998).
Dessa forma, a planimetria nos permite a determinação de distâncias horizontais e o calculo de uma determinada área de um terreno.
Uma determinação planimétrica pode ser realizada de forma direta, por exemplo, com uso de trena, fios de aço, entre outros. E de forma indireta, que também é conhecida como estadimetria (Moreira, 1998).
A estadimetria se baseia na determinação de uma distancia horizontal desejada, sendo a distancia entre o aparelho instalado (um nível, por exemplo) e um ponto visado, que é uma mira ou uma baliza.
Um dos métodos de determinação estadimétrica, é o método do nível topográfico, com auxílio de uma mira.
Os níveis são equipamentos que permitem definir com precisão um plano horizontal ortogonal à vertical definida pelo eixo principal do equipamento, sendo que suas principais partes são luneta, nível de bolha, tripé e prumo de fio. Com o nível de bolha, tripé e prumo de fio sendo responsáveis pelo aparelho estar em nível para uma leitura correta e precisa.
A leitura desse aparelho é realizada através de fios de estadimétricos, sendo: F.C. : fio colimador;
F.S. : fio superior;
F.M. : fio médio;
F.i. : fio inferior;
Onde a mira deve ser colocada no ponto desejado, e alinhada com o fio colimador. Assim, a distancia horizontal entre o aparelho e o ponto desejado, será encontrada através da diferença entre o fio superior e o fio médio, vezes cem ( DH= (f.s. – f.i.) x 100 ), sendo que a diferença entre o fio superior e o fio médio, seja igual, a distancia do fio médio e o fio inferior. Objetivo Medir os pontos e calcular as medidas. A partir dos pontos (Inferior,