Medidas E Algarismos
E
ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS
QUÍMICA ANALÍTICA II
Colegiado de Química
Universidade Federal Tecnológica do Paraná
APRESENTAÇÃO
Esta apostila trata-se de um material de apoio para parte da ementa da disciplina Química
Analítica 2 – Erro, tratamento e expressão de dados analíticos, ministrada no curso de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Londrina.
Trata-se de materiais selecionados em sites de universidades brasileiras e organizados no formato de apostila, visando facilitar o acesso dos discentes ao conteúdo e orientar para o início dos estudos. I. MEDIDAS
I.1. Introdução
Ao abordar um determinado problema, o pesquisador deve seguir o “método científico”, que pode ser resumido no seguinte procedimento:
- observação do fenômeno;
- formulação de hipóteses explicativas do fenômeno;
- teste das hipóteses através da realização de experimentos;
- elaboração de uma teoria sobre o fenômeno estudado.
Na fase da experimentação, devem ser realizadas medidas das grandezas físicas relacionadas ao fenômeno em estudo.
Grandezas Físicas: Quantidades que podem ser medidas. Por exemplo, massa, comprimento, velocidade, força, etc. Dividem-se em grandezas fundamentais (independentes entre si) e grandezas derivadas. O conjunto das grandezas fundamentais forma um sistema que pode descrever todas as grandezas físicas derivadas, por exemplo, o Sistema Internacional de Unidades (S.I.).
Medida de Grandeza Física: Medir uma grandeza significa compará-la com outra, da mesma espécie, definida como unidade, para verificar a relação numérica existente entre elas. Seja G a quantidade de uma grandeza física qualquer, e U a unidade convencionada para esta grandeza, então, o valor numérico M(G) desta quantidade é a razão: M(G) = G/U, de modo que o resultado desta medição resulta: G = M(G) U. Todas as medidas de grandezas físicas apresentam unidade!
Exemplo 1: U = 1 grama (símbolo g). Suponha que a medição de uma certa massa m = G é feita