MEDIDAS MACRO E MICROECONÔMICAS
Macroeconomia:
A macroeconomia tem como objetivo principal determinar os fatores que influenciam o nível total da renda e do produto no sistema econômico. A macroeconomia estuda o funcionamento da economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, como: renda e produto nacional, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.
A macroeconomia tem como objetivo a compreensão dos fenômenos econômicos numa perspectiva agregada.
Uma politica fiscal anticíclica mostra claramente que um país que adota uma política macroeconômica sustentável e com credibilidade tem melhores chances de programar medidas mais sofisticadas e amplas no sentido macroeconômico.
Essa declaração veio em resposta ao questionamento sobre a possibilidade de o Brasil estar preparado para adotar uma politica de superávit primário anticíclico. Superávit é a arrecadação do governo menos os gastos com as autarquias municipais, estaduais, federal e as empresas estatais. Pelo mecanismo de superávit anticíclico, o país precisa produzir um superávit maior quando a economia cresce mais, e pode apresentar um superávit menor quando a economia cresce menos.
As politicas macroeconômicas dão oportunidades às autoridades econômicas brasileiras de usar novas ferramentas para enfrentar os desafios de, por exemplo, mudanças no ambiente de taxas de juros mundial.
Microeconomia:
Ramo da teoria econômica que estuda o funcionamento do mercado de um determinado produto ou grupo de produtos, ou seja, o comportamento dos compradores (consumidores) e vendedores (produtores) de tais bens. Estuda o comportamento de consumidores e produtores e o mercado no qual interagem.
Fundamentalmente esta voltada para:
As unidades individualizáveis da economia, como o consumidor e a empresa considerados isoladamente ou em grupos homogêneos; O comportamento do consumidor, a busca máxima e