Medidas físicas e suas densidades - relatório
A Física é uma das ciências que estuda a natureza e suas propriedades. O estudo qualitativo, realiza mensurações nos fenômenos físicos estudados, isto é, associa números às propriedades dos fenômenos.
A medição, operação pela qual associamos números às propriedades físicas dos corpos e da natureza é de importância fundamental para diversas ciências, ditas exatas, como a Física, Matemática e a Química. E, pode ser realizada através de instrumentos e expressa em padrões previamente definidos e aceitos pela comunidade científica.
Sabe-se que mesmo que a medição seja realizada cuidadosamente e por mais preciso que seja o instrumento, não é possível chegar a uma medida direta perfeita. Ou seja, sempre existe uma incerteza ao se comparar uma quantidade de uma dada grandeza física com sua unidade, chegando apenas a resultados com valores aproximados.
Cada instrumento utilizado nos experimentos tem características bem diferentes, assim como suas incertezas. São eles: * A régua milimetrada: Instrumento de madeira, marfim, celulóide ou metal, de superfície plana e arestas retilíneas, próprio para traçar linhas retas e medir pequenas distâncias. Onde, perto da sua borda há uma escala, nesse caso em milímetros, e apresentando incerteza de ±1 mm. * O paquímetro: (grego: paqui (espessura) e metro (medida)) é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. Segundo a literatura, desenvolvido por um francês chamado Pierre Vierner (1580-1637), o qual inventou o método de subdvidir em partes menores uma determinada divisão. Mais preciso que a régua com uma incerteza, nesse caso, de ±0,05 mm. * O micrômetro: foi criado pelo francês Jean Louis Palmer em 1848. Ele permitia a leitura de centésimos de milímetro, de maneira bem simples, e com o passar do tempo, foi sendo aperfeiçoado e hoje, possibilita medições mais rigorosas e