Medidas experimentais
I. Objetivo | 02 | II. Resumo | 03 | III. Introdução Teórica IV. Procedimento ExperimentalV. Conclusão | 0405 08 |
I – Objetivo
Tivemos como objetivo, aprender a verificar medidas lineares com alguns instrumentos específicos, como o paquímetro e a régua graduada, e assim aplicar a teoria de erros e algarismos significativos.
II – Resumo
Realizamos medidas de três objetos distintos, um paralelepípedo, um cilindro maciço e um cilindro oco, usando paquímetro de precisão de 0,05 mm e uma régua graduada de precisão de 1 mm. Obtivemos várias medidas e assim tirávamos suas médias. As medidas eram determinadas de acordo com o que seria necessário pra obter o volume de cada peça.
III – Introdução Teórica
Foram utilizados 2 instrumentos de medida na realização dos experimentos feitos no laboratório.
A régua um instrumentos de medida muito simples, porém muito utilizada por todos, desde estudantes do ensino fundamental até profissionais, como arquitetos e engenheiros.
A régua é utilizada não só para fazer medidas simples, mas também para traçar retas.
O outro objeto utilizado nos experimentos foi o paquímetro, este possui fundamentos muito parecidos com os da régua, porém mais preciso e com algumas funções mais especificas.
O paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor.
O cursor ajusta-se à régua e permite sua livre movimentação, com um mínimo de folga. Ele é dotado de uma escala auxiliar, chamada nônio ou vernier. Essa escala permite a leitura de frações da menor divisão da escala fixa. O paquímetro é usado quando a quantidade de peças que se quer medir é pequena.