MEDIDAS ELÉTRICAS
Nome: Thatyane Martins Gonçalves
Curso e Turma: Engenharia / 8
1. Objetivo
O objetivo do presente trabalho é a determinação das resistências internas do voltímetro e do miliamperímetro
2. Introdução
- Voltímetro da corrente contínua
O voltímetro mede corrente e não a voltagem como o nome induz. É produzido por um galvometro associado em série com uma resistência muito alta.
A diferença de potencial através de um galvanômetro é bastante pequena mesmo quando a agulha está totalmente deflexionada. Para que um galvanômetro seja usado na medição de valores comuns de voltagens, devemos convertê-lo num instrumento d alta resistência. Se acrescentarmos uma alta resistência em série com a bobina móvel, a maior parte da queda de potencial aparece através desse resistor em série ou multiplicador. Como um voltímetro ligado em paralelo com a parte de um circuito através do qual se deve medir a diferença de potencial uma alta resistência impede que apareça apreciável efeito de carga. Escolhendo-se a resistência adequada podemos calibrar o medidor para dar leituras de qualquer voltagem desejada.
- Amperímetro de corrente contínua
O amperímetro é um galvometro com resistência interna mais baixa que a do voltímetro, o que se faz com que se evite a ligação em paralelo, para não passar muita corrente.
Poderíamos usar o galvanômetro básico como micro amperímetro, simplesmente calibrando a escala graduada para dar leituras diretas em microampères. Entretanto, o medidor não seria útil em circuitos nos quais a corrente excedesse seu valor mínimo, e valores maiores estragariam o medidor, portanto, não se poderia gastar energia alguma para produzir movimento além do desvio total do ponteiro, e uma corrente maior simplesmente aqueceria a bobina, podendo mesmo queimá-la.
Para transformar o galvanômetro de modo a fazer leitura de corrente maiores, deve-se