Medidas de Pressão por Manômetro de Coluna de Fluido
Engenharia Mecânica – 5° Semestre
11/03/2014
Mecânica dos Fluidos
1. INTRODUÇÃO
No mundo contemporâneo, torna-se cada vez mais necessária a medição e controle de determinados parâmetros dos processos, com a finalidade de atender aos mais variados tipos de especificações técnicas, por este motivo a PRESSÃO pode ser considerada como uma das mais importantes grandezas físicas que atua nestes referidos processos. Um dos métodos mais precisos para medi-la consiste em equilibrar a coluna de líquido, cujo peso específico é conhecido, com a pressão aplicada.
A expressão que permite, por meio de um manômetro, determinar a pressão de um reservatório ou a diferença de pressão entre dois reservatórios é a Equação Manométrica. A equação (01) mostra a referida equação simplificada [Franco Brunetti, 2008]. (01)
Quantitativamente é comum expressar numericamente, o quanto em média, as medidas da série desviam-se do valor médio da mesma. Com esse intuito segue a equação (02) que caracteriza a dispersão da série [Estatística Básica, 2005]. σp= (02)
Este desvio padrão pode ser estimado a partir de uma série única de medições, e é dado por: [Estatística Básica, 2005] = (03)
Se o desvio padrão da serie é maior que, ou igual, a precisão instrumental (p): [Estatística Básica, 2005].
Se o desvio padrão da serie é menor que a precisão instrumental (p): [Estatística Básica, 2005]
2. OBJETIVO
O objetivo do experimento é medir a diferença de pressão entre dois pontos de uma tubulação da bancada hidráulica, utilizando manômetro diferencial de tubo em “U”.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para dar inicio ao experimento foi necessária verificação da válvula de entrada e saída mantendo-a aberta. Em seguida, as válvulas foram fechadas de maneira que apenas as válvulas do conduto estudado foram mantidas abertas. Foi necessários soltar os pinos de vedação dos engates rápidos (Figura 1) para