MEDIDA DE PRESSÃO POR MANÔMETRO DE COLUNA DE FLUIDO
1. APRESENTAÇÃO 4
2. OBJETIVOS 4
3. REVISÃO DA LITERATURA 5
4. MATERIAIS E MÉTODOS 5
5. RESULTADOS 6
6. CONCLUSÕES 8
7. REFERÊNCIAS 8
8. ANEXOS 9
1. APRESENTAÇÃO
Foi realizado, no LATEC, uma aula de laboratório para experimento com o Canal para experimentos Hidráulico.
O Canal para experimentos Hidráulicos é um equipamento desenvolvido especialmente para apoiar o ensino das matérias que tratam dos fluidos e seus escoamentos. O uso de um equipamento para apresentar os fenômenos reais em forma visual reforça o aprendizado e torna mais fácil o entendimento dos fenômenos.
2. OBJETIVOS
Em hidráulica, canais podem ser definidos como valas naturais ou artificiais destinados a passagem de água. Estes quando artificiais podem ainda ser revestidos ou não de um material que lhe dê sustentação, fator que altera suas características físicas, tais como velocidade, raios hidráulico, vazão e perda de carga linear.
Logo, em projetos hidráulicos de escoamento em canais é de extrema importância o conhecimento das características do escoamento tais como vazão, rugosidade das paredes, raio hidráulico, etc.
Em especial a vazão é característica essencial em qualquer projeto hidráulico e, no caso de canais, sua aferição direta pode ser dificultada. Sendo assim, é de uso comum a determinação da vazão em canais indiretamente.
O seguinte relatório tem por objetivo determinar a perda de carga em diferentes vazões, através da prática realizada em laboratório.
Este experimento tem por finalidade a medida de pressão de manômetros de coluna de fluído. Como a maioria dos experimentos em hidráulica depende da medida da pressão, esta prática, apesar de sua simplicidade, é de fundamental importância.
Deve ser enfatizada a posição de leitura pela tangente ao menisco, que será um ponto máximo na curva do menisco se o fluido for mercúrio (Hg) e um mínimo se for água (H2O).
3. REVISÃO DA LITERATURA
Uma das tarefas mais