: Medidas de Precaução e Isolamento, NR32 e Agentes Antissépticos
Higienização das mãos: Antes e após o contato com paciente, antes e depois de calçar luvas, antes e depois de entrar em contato com materiais e equipamentos presentes na área do leito do paciente e em outras situações descritas anteriormente.
Uso de luvas não-estéreis:Se existir risco de contato com sangue e outros fluídos corporais, membranas mucosas e pele não-íntegra, e outros itens considerados contaminados. As luvas devem ser retiradas imediatamente após o uso. A higienização das mãos após a retirada é obrigatória.
Uso de aventais limpos não-estéreis:Toda vez que possa ser prevista contaminação por sangue e outros fluídos corporais. Retirar o avental imediatamente após o uso e lavar as mãos após este procedimento.
Uso de máscara, óculos e protetor facial:Somente quando possa ser prevista contaminação de membranas mucosas boca e olhos com sangue e outros fluídos corporais (jatos ou “sprays” desses fluídos).
Destino adequado de material pérfuro-cortante:Sempre zelar pelo destino correto de materiais perfuro-cortante e dos cuidados na sua manipulação e transporte.
Imunização efetiva dos trabalhadores: É realizada pela vacinação contra doenças imunopreveníveis, (hepatite B, tétano, rubéola) e profilaxia com imunoglobulinas e medicamentos, em casos indicados.
Cuidados ambientais: Zelar pelos equipamentos e materiais utilizados para cuidados ao paciente e com as superfícies fixas, além de descarte adequado dos