Medidas de dispersão
Objetivos:
Saber calcular medidas de dispersão
Saber interpretar as medidas de dispersão
1) Um problema nas universidades brasileiras é que os alunos chegam atrasados e saem antes do término das aulas – mesmo em cursos de bom nível. Um professor que tem 25 alunos conta o número de alunos que já estão em sala de aula no horário estabelecido e conta os que estão na sala quando a aula termina, nas manhãs das quartas-feiras, durante seis semanas. Encontre a média, mediana e desvio padrão dos dois conjuntos de dados. Comente.
Início
5
4
7
4
6
22
Término
23
20
24
25
23
23
2) Para estabelecer o preço de um produto, é necessário estimar o custo de produção. Um dos elementos do custo da produção é o tempo que o trabalhador despende para fabricar o produto. Para medir o tempo de produção, divide-se a tarefa em subtarefas e registra-se o tempo que cada trabalhador leva para executar várias vezes cada subtarefa. Depois, calculam-se médias e desvios padrões. A soma das médias das diversas subtarefas é uma estimativa do tempo que o trabalhador despende para fabricar o produto. Os dados em minutos na Tabela abaixo resultaram de um estudo de tempo de uma operação de produção que envolvia duas subtarefas. Encontre:
a) Tempo médio de cada trabalhador para fabricar o produto;
b) A amplitude de cada subtarefa, para cada trabalhador;
c) Em que subtarefa e para que trabalhador ocorreu maior variabilidade?
Trabalhador A
Trabalhador B
Subtarefa I
Subtarefa II
Subtarefa I
Subtarefa II
30
2
31
7
28
4
30
2
31
3
32
6
38
3
30
5
25
2
29
4
29
4
30
1
30
3
31
4
3) Responda:
a. A variância pode ser negativa?
b. A variância pode ser menor do que o desvio padrão?
c. O desvio padrão pode ser igual à zero?
4) Calcule as médias e os desvios padrões das médias obtidas no provão por alunos dos cursos diurno e noturno de uma universidade brasileira, em determinado ano. Compare com as médias obtidas por todos os universitários do Brasil, nesse mesmo ano.
Curso