Medida Eletrônica
Na topografia o estudo de áreas relativamente pequenas na superfície da Terra, são utilizados aparelhos que fornecem uma maior precisão. Capazes de medir distâncias com maior quantidade de detalhes do que as antigas bússolas e transferidores que não eram tão precisos e muito lentos.
Com a evolução da engenharia e dos aparelhos, passou necessitar de mais conhecimento técnico dos próprios equipamentos. No entanto, o trabalho de qualidade se deve aos aparelhos eletrônicos como teodolito, nível eletrônico, GPS, estação total.
Desenvolvimento
Os equipamentos eletrônicos
Cada aparelho tem uma função específica, é possível medir distâncias verticais e horizontais, com precisão e mais rápido nos dias atuais . Os mais utilizados são:
Nível Óptico - Que tem por finalidade medir os desníveis, estando entre pontos e nivelando de forma vertical.
Nível Laser - Utilizado para marcações de níveis e alinhamento de pontos, há ainda outros tipos de nível de laser como laser ponto a ponto, laser cross e o laser rotatório. Os tipos de níveis variam, mas é comum o nível de prumo e de pêndulo serem combinados pra facilitar a medidas de grandes distâncias.
Teodolito - É um instrumento para medir ângulos. É um pequeno telescópio, que se usa em geodesia ou agrimensura, montado em uma plataforma de um tripé centrado e verticalizado, acima de um determinado ponto, de forma tal que seus ângulos de direção e de inclinação se podem ler facilmente em escalas graduadas.
Estação Total - É o equipamento que reúne diversas funções com medir ângulos verticais e horizontais, distâncias lineares cálculos. Alguns ainda possuem GPS em sua interface a maioria medem ângulos através de scanner eletro-óptico de extrema precisão de códigos de barra digitais atados em cilindros ou discos de vidro rotativos dentro do instrumento.