medicina
1. Experimentalmente, como se evidencia a existência de um potencial de membrana (PM)? Conceitue PM. O PM tem o mesmo valor para todas as células? Por quê?
2. Conceitue "Resposta local". Defina potenciais sub-limiares e supra-limiares, o que é lei do "tudo ou nada"? É possível desencadear-se um potencial de ação usando-se vários estímulos sub-limiares? Justifique.
3. O quê é potencial receptor? Como um estímulo mais forte é codificado no sistema nervoso..
4. Explicar a condução nervosa eletrotônica e saltatória. Qual o efeito da mielinização quanto à velocidade e metabolismo na condução de potenciais de ação na fibra? Qual a dependência da velocidade de condução com o diâmento das fibras?
5. Como os ions K+; Na+, Cl- e proteínas se distribuem de um lado e de outro da membrana da célula nervosa? O quê é transporte ativo? Qual sua influência sobre a concentração dos íons?
6. Como o PM depende da permeabilidade seletiva da membrana e das concentrações de K e Na? Como o PM depende do transporte ativo? O quê acontece quando o transporte ativo é inibido?
7. . O quê é despolarização e hiperpolarização? Como ocorrem no axônio?. Relacione os fenomenos acima com permeabilidade e concentração de K+ e Na+.
8. . O quê é potencial de ação (PA)? Relacione as fases de um PA com a permeabilidade da membrana ao Na e ao K.
9. . Sódio e potássio contribuem igualmente para o valor do PM? Justifique.- O quê é ponencial de equilíbrio para o Na e potencial de equilíbrio para o K?
10. . Quais os efeitos das alterações nas concentrações extracelulares de Na+ sobre o PM e sobre o PA? e as alterações das concentrações extracelulares de K+?
11. . Explicar "período refratário absoluto" ((PRA) e "período refratário relativo" (PAR). O quê acontece com a excitabilidade da fibra durante esse període? Como se altera o PA? Por quê?
12. . Descreva uma sinápse. O quê é PPSE e PPSI? Relacione PPSE e PPSI com a variação da pemeabilidade