medicina
diferença entre parecer, acompanhamento e interconsulta?
A interconsulta consiste na presença de um médico psiquiatra em uma unidade ou serviço médico geral, atendendo a solicitação de um profissional de outra especialidade, com os objetivos de difundir o conhecimento psiquiátrico entre outras áreas da medicina com a finalidade de auxiliar e instrumentalizar o médico não psiquiatra a reconhecer e tratar situações de caráter psiquiátrico, auxiliando na assistência ao paciente de hospital geral, ajudando no diagnóstico e no tratamento de pacientes com comorbidades entre doença clínica e doença psiquiátrica, colaborando na abordagem psicossocial do indivíduo.
Com a interconsulta é possível desenvolver uma colaboração contínua com os médicos, com o objetivo de melhorar a qualidade do tratamento para pacientes com transtornos psiquiátricos e transformar os caminhos da assistências, dando apoio aos médicos generalistas no manejo dos casos psiquiátricos mais simples buscando focar o atendimento de saúde mental nos casos severos ou de difícil tratamento. Seria importante a presença de um profissional psicólogo para definir se a doença é orgânica ou de ordem psicológica.
A partir da interconsulta a equipe multidisciplinar já tem um diagnóstico e provavelmente um prognóstico, podendo traçar estratégias adequadas de intervenção para o tratamento e acompanhamento.
O parecer médico é um pronunciamento por escrito do médico especialista, com o objetivo de esclarecer, diagnosticar, explicar sobre uma determinada doença com base em exames, testes, os quais irão respaldar e delimitar o tratamento que deverá ser utilizado pelo médico solicitante. O parecer médico também pode ser utilizado para autorização se o paciente está apto para exercer determinadas funções.
● principais motivos de solicitação da participação do psiquiatra em um hospital geral?
Auxiliar os médicos não psiquiatras a reconhecer e tratar pacientes psiquiátricos, podendo desta