A importancia dos elementos químicos para o nosso organismo
O Potássio pertence à classe dos metais Alcalinos, e como membro desta família, obedece às características da mesma: é leve, se funde a baixas temperaturas e recebe a denominação de alcalino porque durante reação com água, forma uma base alcalina.
A coloração do Potássio é branco-prateada, é um metal abundante na natureza, cujas fontes principais são as águas salgadas e minerais.
Quando entra em contato com o oxigênio do ar, passa rapidamente por uma oxidação. Como se vê, é um metal muito reativo, principalmente com a água. As características químicas do Potássio se assemelham com as do seu vizinho Sódio, até porque pertencem à mesma família. É o segundo metal mais leve de toda Tabela Periódica.
Agora vamos falar da ação do Potássio na forma de mineral no organismo: funciona como um eletrólito para a transmissão nervosa, contração muscular e equilíbrio de fluidos corporais. Estes fluidos estão relacionados com o balanço e distribuição de água no corpo, no equilíbrio osmótico, na regulação da atividade neuromuscular e crescimento celular.
Para demonstrar a importância deste mineral, veja algumas doenças causadas por falta de Potássio: distúrbios neuromusculares (cãibras, paralisias), aumento da pressão arterial. Pode levar a riscos de derrame, pois também é necessário como regulador dos movimentos dos músculos e das batidas do coração.
Utilizações do potássio:
- O potássio é usado em células fotoelétricas.
- Na forma de cloreto de potássio (KCl) e nitrato de potássio (KNO3) pode ser usado como fertilizante. O KNO3 também é usado na fabricação de pólvora, este composto é responsável por reproduzir uma coloração violeta quando entra em combustão.
- O peróxido de potássio (K2O2) é empregado em aparelhos de respiração usados por bombeiros e mineiros.
O sódio é um elemento químico de símbolo Na, possui número atômico 11