Medicina
LÂMINA OVÁRIO
O ovário é um órgão maciço, com estroma bem desenvolvido. Apresenta uma região cortical e uma medular de limites pouco nítidos. Observe a superfície do ovário e identifique:
1- Epitélio de revestimento
2- Túnica albugínea
3- Classifique este epitélio
Procure na camada cortical e parte da medular do órgão os folículos ovarianos e classifique-os em folículos primário unilaminar e multilaminar, em desenvolvimento e maduros, de acordo com as características abaixo:
- tamanho do folículo
- número de camadas das células foliculares
- presença de zona pelúcida
- presença de antro folicular
- presença de cumulus oophorus e corona radiata
- presença de teca interna e externa
- características morfológicas da teca interna
Grande número de folículos que não maturam entram em involução, processo denominado de Atresia Folicular. As seguintes alterações caracterizam um folículo atrésico: ovócito irregular, células foliculares menores e desorganizadas (algumas com núcleos picnóticos), zona pelúcida pregueada...
Podemos observar ainda no estroma conjuntivo:
- grande número de vasos de diferentes calibres
- células intersticiais (raras em humanos)
CORPO LÚTEO:
Constituído de células com disposição cordonal e vasos sanguíneos entre os cordões celulares. Lembrar que o corpo lúteo é uma glândula endócrina temporária (menstrual ou gravídica), do tipo cordonal.
TUBA UTERINA, corte transversal:
Com menor aumento, observe a mucosa toda pregueada, preenchendo a luz do órgão quase completamente. Estas pregas são revestidas por tecido epitelial de revestimento cilíndrico simples, a maioria delas ciliadas. Observar o epitélio com aumento médio (400X). O conjuntivo da lâmina própria é delgado. A camada de músculo liso é bem espessa e se apresenta formada por feixes dispostos longitudinalmente e feixes mais internos dispostos em espiral. Estes feixes musculares não têm