Medicina Veterinaria
O Símbolo da Medicina Veterinária no Brasil foi oficializado em 1994, quando o CFMV decidiu abrir um concurso para escolha, na ocasião foram apresentados 172 símbolos.
O que significa o Símbolo:
A Serpente e o Bastão símbolo de Esculápio, deus da arte de curar na Grécia Antiga. Estes símbolos vêm inseridos na letra "V", tendo como moldura um hexágono irregular.
Na mitologia Grega, o deus Asclépio (adotado e adorado pelos romanos com o nome de Esculápio) era filho de Coronéis e Apolo e teria sido educado pelo centauro Quero, ensinando-lhe a arte de curar os doentes e até mesmo o poder de ressuscitar os mortos. Segundo a lenda grega, Esculápio ou Asclépio foi morto pelo rei dos deuses, Zeus (Júpiter para os romanos), passando a ser adorado em diversos santuários da Grécia, sendo o mais famoso o de Epidauro. Higia, sua filha, cujo nome deu origem ao vocábulo Higiene, era considerada a deusa da Saúde.
A serpente representaria a prudência, a vigilância, a sabedoria, a vitalidade, o poder de regeneração e preservação da saúde. O bastão (primitivamente um galho de árvore com algumas folhas) significaria os segredos da vida terrena, poder de ressurreição e o auxílio e suporte da assistência dada pelo Médico aos seus pacientes; sua origem vegetal representaria as forças da natureza e as virtudes curativas das plantas.
Cor: o Símbolo possui como cor dominante o Verde Bandeira Nas variações 100%, 70% e 40%. A Cor Verde significa a vida vegetal, a juventude e a saúde. A Cor de fundo usada é o Branco que sendo a união de todas as outras, significa integração, luta pela vida e paz.
Bastão: (primitivamente um galho de árvore com algumas folhas) significa os segredos da vida terrena, poder da ressurreição, o auxílio e o suporte da assistência dada pelo médico aos seus pacientes; sua origem vegetal representa as forças da natureza e as virtudes curativas das plantas.
Letra V: tem a função de identificar a Medicina perante o público leigo e