Medicina Comportamental
Aprendizagem pelas conseqüências: O REFORÇO
O comportamento operante é um termo que foi usado e elaborado por B. F. Skinner.
Comportamento operante: É o comportamento que produz conseqüências, modificações no ambiente e é afetado por elas. Logo, considera-se que as conseqüências que nosso comportamento produz no ambiente, nos mantém no mesmo caminho ou nos afasta dele, no caso do comportamento operante, o comportamento é controlado pelas suas conseqüências.
O autor esclarece-nos que entender o comportamento operante é fundamental para compreendermos como aprendemos nossas habilidades e nossos conhecimentos, ou seja, falar, ler, escrever, raciocinar, etc. e até mesmo como aprendemos a ser quem somos, a ter nossa personalidade!
Nosso conhecimento a respeito do comportamento respondente nos auxilia a entender parte do comportamento da aprendizagem humana, principalmente ao que diz respeito às emoções. Tendo em vista a grande relevância do comportamento humano, o comportamento respondente não pode abarcar toda a complexidade do comportamento dos organismos.
Por esse motivo o comportamento operante, termo usado e elaborado por Skinner, é classificado como o comportamento que produz conseqüências (modificações no ambiente) e é afetado por elas. Por isso a tônica, as conseqüências daquilo que fazemos nos mantêm no mesmo caminho, ou nos afasta dele.
.
‘’O comportamento operante produz conseqüências no ambiente’’
As conseqüências que a maior parte de nossos comportamentos produzem, são mudanças no ambiente.
O comportamento é afetado (controlado) por suas conseqüências
Se o comportamento é influenciado (controlado) por suas conseqüências, temos duas possibilidades: a) podemos manipular as conseqüências dos comportamentos para compreendermos melhor como a interação comportamento (resposta) – conseqüência (R → C) se dá; b) se os comportamentos dos organismos são controlados por suas conseqüências, isso