Medicina 2010
Tema 1
Muito se fala hoje acerca dos novos comportamentos pessoais ditados pela chamada “indústria da beleza” e pela “indústria da saúde”. O texto a seguir reflete sobre o tema, ressaltando o grande valor que se dá ao culto da imagem, do corpo, como requisito para o ingresso em um mundo de felicidade e de facilidades, mesmo que isso seja conseguido à custa de muito sacrifício. A partir dos questionamentos provocados pela leitura, escreva um texto dissertativo-argumentativo, discutindo sobre a cultura do corpo e da imagem e suas implicações no comportamento das pessoas e na sociedade como um todo.
Texto para estímulo e reflexão
COM QUE CORPO EU VOU? “O corpo tem alguém como recheio”
(Arnaldo Antunes, tema para o grupo Corpo, em 2000.)
Que corpo você está usando ultimamente? Que corpo está representando você no mercado das trocas imaginárias, que imagem você tem oferecido ao olhar alheio para garantir seu lugar no palco das visibilidades em que se transformou o espaço público no Brasil? [...] Fique atento, pois o corpo que você usa e ostenta vai dizer quem você é. Pode determinar oportunidades de trabalho. Pode significar a chance de uma rápida ascensão social. Acima de tudo, o corpo que você veste, preparado cuidadosamente à custa de muita ginástica e dieta, aperfeiçoado por meio de modernas intervenções cirúrgicas e bioquímicas, o corpo que resume praticamente tudo o que restou do seu ser é a primeira condição para que você seja feliz.
Não porque ele seja, o corpo, a sede pulsante da vida biológica. Não porque possua uma vasta superfície sensível ao prazer do toque – a pele, esse invólucro tenso que protege o trabalho silencioso dos órgãos. Não pela alegria com que experimentamos os apetites, os impulsos, as excitações, a intensa e continua troca que o corpo efetua com o mundo. O corpo-imagem que você apresenta ao espelho da sociedade vai determinar sua felicidade não por despertar o desejo ou o amor de alguém, mas por