Medicação via respiratória
Alice Farias Barrense
RTEM01
Medicação via respiratória
São Paulo
2012
Via respiratória estende-se desde a mucosa nasal até aos alvéolos, pode ser usada para obtenção de efeitos locais ou sistêmicos. Os gases medicinais são muito utilizados para o tratamento de patologias e para a anestesia.
Métodos de Aplicação * Instilados- os medicamentos instilados nas narinas são principalmente usados para tratar infecções e para alívio da congestão nasal.
Procedimentos:
Instruir o paciente a respirar pela boca Segurar o conta-gotas a um cm acima das narinas e instilar o número de gotas prescritas na direção do osso etmóide O paciente deve permanecer na mesma posição entre 4 a 5 minutos.
* Inalação/Nebulização- O medicamento líquido é transformado em névoa, que é inalada, para fluidificar as secreções aderidas na parede brônquica.
Procedimento:
Preparar o paciente para receber o tratamento: em posição de Fowler, ou sentado em uma cadeira.
Regular o fluxo de oxigênio ou ar comprimido de acordo com a prescrição
Instruir o paciente para inspirar profundamente a medicação e expirar lentamente, permanecendo com a boca semi aberta, sem conversar. Observações:
Após o uso, o nebulizador deve ser lavado, enxaguado e depois colocado em recipiente fechado contendo uma solução desinfetante, como hipoclorito de sódio, por uma hora. Em seguida, enxaguar e secar.
Os líquidos usados em nebulizadores deverão ser estéreis.
Frascos contendo doses múltiplas deverão ser datados, mantidos refrigerados a 4ºC e desprezados24 horas após a abertura.
Após a nebulização, estimular o paciente a tossir, respirar profundamente e, se possível, inclinar o tronco para frente, a fim de auxiliar a drenagem de secreções bronco pulmonares.
Medicamentos mais usados: Soluções fisiológicas, Berotec, Adrenalina, Atrovent, Salbutamol.
* Oxigenoterapia
Consiste na administração de oxigênio numa concentração de pressão superior à