Medicamentos manipulados
Introdução: Medicamentos manipulados são feitos em uma farmácia de manipulação autorizada pela Vigilância Sanitária e contém o princípio ativo e a dose definida pelo médico que prescreveu.
As farmácias de manipulação apresentam estes medicamentos como alternativos às doses padrões disponibilizados pela indústria, ou seja, existe a possibilidade de personalização da dose ou mesmo da combinação de princípios ativos em uma única cápsula.
Atualmente, pode-se manipular praticamente qualquer medicamento e obter alternativas para vários problemas de saúde.
Nas farmácias de manipulação além de cápsulas também se manipula cremes, talcos, xampus, sabonetes, florais, entre outros.
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), juntamente com a vigilância sanitária local e estadual são os principais órgãos responsáveis pela autorização, normatização, funcionamento e fiscalização das farmácias de manipulação.
Justificativa: Escolheu-se este tema, para poder demonstrar à comunidade a diferença e a importância entre medicamentos manipulados dos demais medicamentos industrializados.
Esclarecer para população que a maior diferença relacionada sob estes medicamentos é o custo benefício.
A importância de o consumidor confiar e fiscalizar se a farmácia de manipulação onde adquire seus medicamentos esta sob normas e condições sanitárias legais.
O interesse pelos medicamentos, a forma manual e artesanal de fabricá-los, o uso da minha família com segurança; levaram-me a escolher este tema.
Objetivos: Através deste trabalho, pretende-se diferenciar os medicamentos manipulados dos de referência, genéricos e similares.
Apresentar as condições específicas que uma farmácia de manipulação deve ter para poder produzir seus medicamentos de forma segura, obtendo-se um produto com qualidade e funcionalidade igual aos dos demais medicamentos industrializados.
Demonstrar através de gráficos formulados por questionários interrogativos o número