MEDI O DA CORRENTE DO ATERRAMENTO
Um segundo método utilizado para medir a corrente do aterramento, é através de uma lâmpada de 60w, e muitos profissionais consideram até que esse seja o método mais confiável e preciso.
Ele pode ser utilizado para substituir a medição com o aparelho específico, o terrômetro, o que acaba deixando o custo para operação mais econômico.
Atenção!
Tome muito cuidado para que os fios não escapem, pois isso poderá fechar o curto e até mesmo causar choques. Para garantir, desligue a chave da casa (geral), faça a conexão dos fios na tomada e só depois ligue a chave novamente.
PASSO A PASSO DETALHADO
Materiais
Lâmpada incandescente de 60w;
Multímetro;
Bocal com dois pinos para a lâmpada;
Boca tradicional para conectar os fios;
Dois pedaços de fio médios com aproximadamente 20 cm e 4 pontas descascadas.
1. Faça o ajuste do voltímetro para ACV (corrente alternada); Se a rede for 110 v, marque 200, e se a rede for 220v, marque 750; Faça a medição da voltagem entre a fase e neutro, e memorize o valor resultante; Conecte finalmente a lâmpada no bocal e parafuse ou enrosque nos conectores ou nos pinos;
4. Faça a conexão do fio da lâmpada já com o bocal nos orifícios do terra e do fase; 6. Se a lâmpada acender normalmente, faça a medição; Para saber se o aterramento está em boas condições, a diferença entre fase e terra, e fase e neutro, obtidas com a lâmpada conectada deve ser de até 10 volts para as redes que são de 110v e de até 20v para as redes que são de 220v.