mecânica
Compactação: procedimentos visando aumentar a compacidade de um solo pela redução de vazios através esforços externos gerados por meios mecânicos.
Finalidade: melhoria e estabilidade de propriedades mecânicas dos solos: – redução da compressibilidade; – aumento de resistência; – redução da variação volumétrica por umedecimento e secagem; – redução na permeabilidade Emprego – construção de aterros; – construção de camadas constitutivas de pavimentos; – construção de barragens de terra; – preenchimento com solo entre maciço e estruturas de arrimo; – reenchimentos de cavas de fundações e de tubulações enterradas.
Ensaio de laboratório: Proctor quando se aplica uma certa energia de compactação (um certo número de golpes no laboratório ou número de passagens do rolo) a massa específica resultante é função da umidade em que o solo estiver.
Figura - Curva de compactação
Os solos não devem ser compactados abaixo da umidade ótima (onde possuem maior resistência), pois podem ser saturados com o passar do tempo, ocorrendo uma brusca queda na resistência.
Compactação em campo:
1) Escolha da área de empréstimo: • Distância de Transporte; • Volume do material disponível; • Tipos de solos e seus teores de umidade.
2) Escavação: Etapas: – Remoção da camada superficial: estocar o solo orgânico para posterior recomposição vegetal; – Retirada de tocos, raizes, etc…; – Verificação de olhos ou minas d’água (cuidado!); – Drenagem.
3) Transporte e espalhamento do material: –Acertar a umidade ótima; – Espalhar o material em espessura compatível com o equipamento compactador.
A energia de compactação em laboratório e em campo deve ser próximas para