Mecânica
Características
O aparelho divisor é um acessório da fresadora que permite fazer as divisões dos dentes das engrenagens. Permite também fazer furos ou rasgos em outros tipos de peças, além de possibilitar a fresagem de ranhuras e dentes helicoidais.
Normalmente, o aparelho divisor tem uma coroa com 40 ou 60 dentes; três discos divisores que contêm várias séries de furos e uma manivela para fixar a posição desejada para a realização do trabalho.
Conforme o número de voltas dadas na manivela e o número de furos calculado, obtém-se o número de divisões desejadas.
Assim, se a coroa tem 40 dentes, por exemplo, e se dermos 40 voltas na manivela, a coroa e a peça darão uma volta completa em torno de seu eixo.
Porém, o número de dentes da engrenagem a ser fabricada nem sempre corresponde a uma volta completa na manivela. Dependendo da situação, você pode ter de dar mais de uma volta e também frações de volta para obter o número desejado de dentes.
Por exemplo, se queremos fresar uma engrenagem com 20 dentes , o material deverá ser girado 1/20 de volta, para a fresagem de cada dente. Então, se o aparelho divisor tem uma coroa de 40 dentes, em vez de dar 40 voltas na manivela, será necessário dar 40/20 de voltas. Isso significa 2 voltas na manivela para cada dente a ser fresado.
Cálculo do aparelho divisor
Tendo estabelecido a relação entre o número de dentes da coroa e o número de divisões desejadas, fica fácil montar a fórmula para o cálculo do aparelho divisor:
Vm = C
N
Em que Vm é o número de voltas na manivela, C é o número de dentes da coroa e N é o número de divisões desejadas.
Suponhamos, então, que você tenha de fresar 10 ranhuras igualmente espaçadas em uma peça cilíndrica usando um divisor com coroa de 40 dentes.
Os dados que você tem são: C = 40 e N = 10. Montando a fórmula, temos:
Vm = 40
10
Vm = 4
Esse resultado, Vm = 4, significa que você precisa dar 4 voltas completas na manivela para fresar cada ranhura.