Mecânica
As colunas são elementos compridos e esbeltos que suportam cargas. Porém, essas colunas podem estar submetidas a uma carga de compressão (força axial) suficiente para causar uma deflexão lateral, chamada de flambagem.
Por conta disso, as colunas devem ser projetadas para suportarem as cargas pretendidas e impossibilitarem o fenômeno da flambagem.
A carga axial máxima que uma coluna pode suportar é chamada de carga crítica. Quando uma carga adicional é incidida na coluna provocará a flambagem.
* A pesar de a carga crítica ser considerada, nos cálculos de projeto, a maior carga que a coluna pode suportar, na verdade, a coluna pode suportar uma carga ainda maior que a carga crítica, mas já estaria comprometendo sua estrutura.
*Flambagem em máquinas: Alguns elementos acoplados com pinos, usados em partes móveis de maquinas, estão sujeitos à carga de compressão e se comportam como colunas.
Outros tipos:
Outro tipo de flambagem que ocorre, na maioria das vezes, em vigas metálicas é a flambagem lateral de Vigas. Essa flambagem é fundamental para o cálculo das vigas metálicas que não tem o seu deslocamento lateral impedido.
Flambagem por torção: Característica dos pilares e seção cruciforme. Quando as 4 chapas se flambam por flexão, simultaneamente e no mesmo sentido.
Flambagem por flexo-torção: característica das estruturas esbeltas em forma de “L” ou “U”. Corresponde ao resultado simultâneo das flambagens por torção e por flexão.
**Para evitar a flambagem nas estruturas deve-se aumentar a seção transversal da barra ou alterar a sua vinculação. Outra maneira mais econômica é reduzir o comprimento da flambagem por meio de travamentos. (foto do estudo de Caso)
A coluna sofrerá flambagem em torno do eixo principal da seção transversal ou menor momento de inércia (o eixo mais fraco). Por exemplo, uma coluna com seção transversal retangular, a coluna flambará em relação ao eixo b-b.
-