Mecânica e eletricidade agrícola
A patinagem é o movimento relativo na direção de deslocamento, na superfície mútua de contato de rodado de tração ou de transporte e a superfície de apoio. Depende de vários fatores como:
- Condição do solo – solo solto ou firme
- Condição do pneu – novo ou gasto, calibração, etc.
- Condição da distribuição de peso no trator – lastro, tipo de trator, etc.
- Carga no sistema de engate de três pontos ou na barra de tração, etc.
Tratores modernos podem ser equipados com monitores de desempenho que fornecem ao operador importantes informações, inclusive a patinagem das rodas sob condições de grande exigência de potência.
Para um trator sem monitor de desempenho, a verificação da patinagem é uma tarefa que pode ser feita em poucos minutos. O tempo gasto medindo a patinagem pode economizar tempo e dinheiro através do aumento o trabalho final e reduzindo o desgaste do trator e custos de manutenção.
A patinagem pode ser determinada medindo-se o espaço percorrido por número de voltas da roda motriz, nas condições de sem carga e com carga.
Inicialmente, coloca-se o trator sem o implemento acoplado em uma pista de teste com solo firme, preferencialmente, na rotação do motor (rpm) e na marcha que será utilizada no campo.
Marca-se, na pista de teste, um espaço com duas estacas de madeira, por exemplo, 20 m. Com o trator em movimento constante, uma pessoa ao seu lado marca com um giz a posição do pneu da roda motriz ao passar pela primeira estaca previamente fincada no solo. Conta o número de voltas até o pneu atingir a segunda estaca.
Em seguida, faz-se o mesmo procedimento de contar o número de voltas da roda motriz, agora com o trator acoplado com o implemento de trabalho e lembrando de utilizar a rotação e a marcha que será utilizada em toda a operação agrícola.
Utilizam-se os valores obtidos na seguinte equação para se determinar a patinagem.
S= AN – A1 X 100 An
em que:
S = patinagem do pneu, %;
An