Retextualização da palestra do dr. lair ribeiro
O Dr. Lair Ribeiro é médico e nutrúlogo. Atuou como professor e ocupou cargos importantes em grandes empresas do segmento de saúde na América do Norte. Além de já ter escrito 25 livros motivacionais, é também autor de 149 artigos científicos publicados em revistas especializadas.
Após um longo período na América do Norte, retorna ao Brasil para se dedicar à medicina de anti-envelhecimento e acredita que essa especialidade seja o grande segredo da juventude.
Em sua palestra o Dr. Lair Ribeiro expõe com veemência a necessidade da manutenção da saúde para que não se instalem doenças no corpo.
Na primeira parte de sua explanação, ele destacou diversos pontos introdutórios, entre eles:
- a idade de uma pessoa é determinada pela saúde biológica e não pela data de nascimento (cronológica);
- as pessoas estão vivendo mais anos, porém doentes;
- um cérebro sadio é capaz de manter todo o corpo sadio, pois os comandos vêm dele;
- de acordo com a neurociência, é possível melhorar a plasticidade do cérebro em qualquer fase da vida;
- o mundo está envelhecendo e está ficando mais feminino. As mulheres vivem mais do que os homens (a mulher brasileira vive em média 8 anos a mais do que o homem);
- uma mulher de 60 anos tem 90% da força que tinha aos 20 anos, enquanto o homem tem apenas 65%;
- 85% da verba de saúde é gasta nos 2 últimos anos do cidadão, já que não houve prevenção;
- Segundo um filósofo americano, “a velhice parece ser a única doença, todas as outras estão contidas nela”, mas de acordo com o Dr. Lair Ribeiro é possível envelhecer com saúde, desde que seja feita prevenção.
Na segunda parte, o Dr. Lair Ribeiro citou alguns elementos que podem prevenir doenças e que são fundamentais para a manutenção da saúde.
Definiu que quem determina a saúde celular é o ambiente no qual ela se encontra, portanto a água, que corresponde, em média, a 70% da composição corporal, é um elemento fundamental e primário para