Mecânica dos Solos
Solos argilosos são mais agregados; solos arenosos são mais permeáveis e menos sujeito à erosão. Quando o solo tem mais matéria orgânica, ele fica menos sujeito à erosão. Resistência à compressão. (Tensões aplicadas- fundações; Alívios de tensões- escavações; Escoamento de água nos vazios- impermeabilizantes)
2. Descreva o conceito de solos segundo a Engenharia, Agronomia e Geologia, assim como a origem da palavra em latim.
Agricultura- é a camada de terra tratável, geralmente de poucos metros de espessura que suporta as raízes das plantas;
Geologia- é o material disposto em camadas, não consolidado, que se estende da superfície até a rocha sólida e que é formado devido ao intemperismo e a desintegração da rocha sã;
Engenharia civil- o solo é visto em termos de trabalho que pode ser realizado nele ou com ele. É todo material que pode ser escavado a pá e picareta e rocha é todo material que necessite de explosivo para seu desmonte;
A palavra solo vem do latim “solum” que em português clássico significa chão;
3. Diferencie rocha e solo.
Rocha é um agregado de um ou mais minerais impossível de escavar manualmente. Já o solo é o resultado do intemperismo físico e químico das rochas.
4. Quais os três tipos de rochas existentes? Descreva e exemplifique cada uma delas.
Rocha ígnea ou magmática- formada pelo resfriamento do magma. Pode ser Intrusiva ou plutônica: formada a grandes profundidades com resfriamento mais lento, gerando minerais de granulação maior como o granito; extrusiva ou vulcânica: se formou por resfriamento rápido na superfície, possuindo uma granulação mais fina como o basalto.
Rocha sedimentar- formada em camadas a partir da sedimentação ou deposição de