MECÂNICA DOS SOLOS
Objetivos
O objetivo do presente trabalho é estimar e discutir o módulo de Young de um solo muito poroso e colapsível insaturado e arenoso, típico de regiões tropicais, determinado pelas provas de carga em cone, e com diferentes tipos de ensaios de investigação geotécnica in situ e em laboratório. Espera-se que os resultados a serem obtidos por meio desta pesquisa indiquem a aplicabilidade da prova de carga em cone para a determinação do Módulo de Young e corroborem os estudos anteriores, que mostram a influência significativa da sucção matricial no comportamento tensão-deformação do solo estudado.
Métodos/Procedimentos
Os ensaios desta pesquisa foram realizados na área do Campo Experimental do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da UNESP de Bauru, SP.
O solo tropical desta região é muito poroso, colapsível não saturado e arenoso. Solos com balanço hídrico negativo pode apresentar uma maior resistência nas camadas mais próximas à superfície do que com balanço hídrico positivo nestas mesmas camadas, devido ao ressecamento do solo que provoca o aumento da sucção matricial. As provas de carga foram realizadas em profundidades distintas da penetração do cone (de metro em metro a partir de 2 metros de profundidade). O carregamento em cada profundidade foi feito em 10 estágios de 10% do valor da resistência de ponta do cone (qc).
Resultados
Os resultados são satisfatórios, e mostram que é possível estimar o modulo de elasticidade do solo para diferentes profundidades do terreno ensaiado, por meio dos trechos iniciais das curvas tensão x deslocamento obtidas (curva tensão na haste x deslocamento do topo desta) por meio das provas de carga na haste do cone. Um exemplo das curvas obtidas nas provas de carga é apresentado na Figura 1. Com estas curvas de tensão aplicada x deslocamento, o modulo de Young inicial E0 e o modulo de Young