Mecânica dos Solos
MECÂNICA DOS SOLOS
Alunos: Antonio Vinicius
Professora Doscente: Waldete Japiassu Carneiro
ATIVIDADE 1
1 – R: Existem dois momentos expressados no referido gráfico.
No primeiro momento, fica evidente que não houve grandes deformações a partir da carga aplicada naquele momento, logo se conclui que se trata de um solo pré-adensado em modulo elástico. O que significa que o espaçamento entre os vazios são menores, logo menor deformação.
No segundo momento, é perceptível uma enorme variação de volume, levando a crer que o trecho era “virgem”, ou seja, nunca tinha experimentado um nível de tensão que lhe foi aplicado. Geralmente quando ocorre essa situação, causa deformações grandes e irreversíveis.
Um exemplo desse comportamento é visto em solo onde existe uma camada de argila mole entre duas camadas de areia permeável (areia argilosa). Se não for feito um estudo de previsão do recalque adequadamente, a obra poderá acarretar em sérios prejuízos financeiros e por em risco a vida dos habitantes, como pode ser visto na orla de Santos – São Paulo.
2 – R: Considerando o nível de tensões aplicadas no primeiro momento, é conclusivo que, a tensão aplicada no primeiro momento é menor que a máxima tensão que o solo já experimentou em sua história de vida, geologicamente falando. Portanto, refere-se a um solo argiloso pré-adensado, ou seja, o solo sofre ou sofreu deformações pequenas e reversíveis (comportamento elástico).
Poderíamos observar uma curva mais acentuada se o solo for submetido, por exemplo, a condições de cisalhamento puro. O mesmo irá distorcer o material de forma irreversível (comportamento plástico).
Área 1 – Faculdade de Ciência e Tecnologia
MECÂNICA DOS SOLOS
Alunos: Antonio Vinicius
Professora Doscente: Waldete Japiassu Carneiro
ATIVIDADE 3
1 – R:
a) Segundo os autores se a tensão normal for nula, a resistência ao cisalhamento do solo dependerá