MECÂNICA DOS SOLOS E FUNDAÇÕES
MECÂNICA DOS SOLOS E FUNDAÇÕES
Nome: RA: TURMA:
Nome: RA: TURMA:
Nome: RA: TURMA:
Mineralogia de Solos
O que é solo?
“O solo que classificamos é uma coleção de corpos naturais, constituídos por partes sólidas,líquidas e gasosas, tridimensionais, dinâmicos, formados por materiais e orgânicos que ocupam a maior parte o manto superficial das extensões continentais do nosso planeta, contém matéria viva e podem ser vegetados na natureza onde ocorrem e, eventualmente, terem sido modificados por interferência antrópica.”
Apesar da dificuldade de definir o solo, podemos conceitua-lo com bem menos dificuldade. Um conceito é a ídeia que se faz de uma classe de objetos (gao, copo, nuvem, preguiça, etc.) A definição é uma declaração dos atributos, das características que um objeto deve ter para se incluir em uma classe. Por exemplo, paleossolos são solo do passado, que foram de alguma maneira preservados (por enterramento, por mudança climática abrupta, tc.) e que mantém suas características pedológicas, mas podem praticamente não ter atividade biológica, portanto não conterem matéria viva. Os paleossolos satisfazem um conceito de solo, mas não satisfazem a definição de solo que foi apresentada anteriormente, De fato, o SiBCS não classifica os paleossolos.
Portanto, existem vários conceitos e definições de solo, dependendo do contexto em que é usado, como por exemplo, em ecologia, engenharia, ciências ambientais, agricultura, arqueologia, etc.
È natural que, como a agricultura existe há milhares de anos, o conhecimento sobre solos no contexto agrícola tenha sido o que mais