Mecânica dos Solos - Resistência ao CIsalhamento
SUMÁRIO
1. Metodologia...........................................................................................04
2. Introdução..............................................................................................05
3. Desenvolvimento..................................................................................06
4. Conclusão..............................................................................................09
5. Bibliografia............................................................................................10
METODOLOGIA
Esse trabalho foi gerado a partir das informações colhidas em sala de aula e em pesquisas sobre o tema abordado, a partir do conhecimento adquirido foi executado a experiência e apresentação em sala de aula. Foi tomado como tema para realização dessa atividade “A resistência ao cisalhamento dos solos”
INTRODUÇÃO
Todo engenheiro precisa estar sempre atento ao fator segurança, e quando está necessita utilizar conhecimentos geotécnicos a primeira coisa em que o engenheiro deve se preocupar é se naquele determinado solo em que se vai trabalhar pode ocorrer ruptura. Devem-se verificar diversas solicitações envolvidas na obra e analisar a partir daí se o solo resiste a estas solicitações, determinando-se a resistência ao cisalhamento submetida pelo solo.
Não importa sobre qual material estamos tratando, a regra é sempre a mesma, a resistência de qualquer um deles é a maior tensão que os mesmos podem suportar. Se a tensão aplicada for maior que a sua resistência, com certeza isso provocará a ruptura desse material. Na prática, as tensões de trabalho deverão ser substancialmente menores que as máximas que cada material podem resistir o