Mecânica dos Solos - Granulometria
Graduação em Engenharia Civil
Disciplina: Mecânica dos Solos
Ensaio de Granulometria
Professor: Mauro Carrón Pachas
Turma: 3007
Data: 22/08/2013
Aluno
Bruna Regina C. de Oliveira Matrícula
2011.011.03558
João Carlos Zimpel
José Adailson dos Santos Meira 2011.021.91558
2011.011.24334
Lauro Charret V. dos Santos
Thaís Lima de Souza 2009.011.20841 2013.07.055842
Resumo:
A determinação da granulometria de um solo pode ser feita por peneiramento ou por peneiramento e sedimentação, se necessário.
O ensaio de granulometria é um processo utilizado para a determinação da percentagem em peso que cada faixa especifica de tamanho de partículas representa na massa total ensaiada.
Através dos resultados obtidos nesse ensaio será possível a construção da curva de distribuição granulométrica. Através desta curva é possível definir as percentagens (em relação ao peso seco total), correspondentes a cada fração granulométrica do solo.
Introdução:
O ensaio de granulometria é utilizado para determinar a distribuição granulométrica do solo, ou em outras palavras, a percentagem em peso que cada faixa especifica de tamanho de grãos representa na massa seca total utilizada para o ensaio.
O ensaio de granulometria é dividido em duas partes distintas, utilizáveis de acordo com o tipo de solo e as finalidades do ensaio para cada caso particular. São elas: análise granulométrica por peneiramento e análise granulométrica por sedimentação.
Os solos grossos (areias e pedregulhos), que possuem pouca ou nenhuma quantidade de finos, podem ter a sua curva granulométrica inteiramente determinada utilizando-se somente o peneiramento. Em solos que possuem quantidades de finos significativas, deve-se proceder ao ensaio de granulometria conjunta, que engloba as fases de peneiramento e sedimentação.
Através dos resultados obtidos nesse ensaio, é possível a construção da curva de