mecânica dos fluidos
NOMES
RELATÓRIO DE AULA EXPERIMENTAL
Itajaí
2012
NOMES
RELATÓRIO DE AULA EXPERIMENTAL
Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção de M2, na disciplina de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica, do curso de Engenharia Civil na Universidade do Vale do Itajaí, Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar – CTTMar.
Orientador: Professor ....
Itajaí
2012
INTRODUÇÃO
O número de Reynolds (abreviado como Re) é um número adimensional usado em mecânica dos fluídos para o cálculo do regime de escoamento de determinado fluido dentro de um tubo ou sobre uma superfície. É utilizado, por exemplo, em projetos de tubulações industriais. O seu nome vem de Osborne Reynolds, um físico e engenheiro irlandês. O seu significado físico é um quociente entre as forças de inércia e as forças de viscosidade.
A importância fundamental do número de Reynolds é a possibilidade de se avaliar a estabilidade do fluxo podendo obter uma indicação se o escoamento flui de forma laminar ou turbulenta. No fluxo laminar a viscosidade do fluído intervém diretamente no fluxo, enquanto no turbulento a influência da viscosidade é mínima e o fluxo é especialmente afetado pelo atrito com as superfícies limitantes.Com isso, podem-se realizar os dimensionamentos industriais e optar por materiais mais adequados para cada processo.
Esse grupo adimensional pode ser entendido como a razão entre as forças devidas à inércia e as devidas à viscosidade. Fluxos com um número de Reynols alto, ou seja, fluxos onde a viscosidade exerce um efeito apreciável, são geralmente turbilhonários, não laminares.
Viscosidade é a propriedade do fluido de resistir à deformação causada por uma força de cizalhamento ou uma força de tensão.
Viscosidade cinemática é a razão entre a viscosidade absoluta e a densidade; a dimensão da