cancer de vesicula biliar
O câncer de vesícula biliar é raro e potencialmente fatal, pois seus sintomas manifestam-se tardiamente, geralmente quando o câncer já se espalhou e atingiu outros órgãos como o fígado, dificultando o tratamento.
Diagnóstico
Na maioria dos câncer de vesícula de casos nos estágios iniciais é uma chance encontrando durante a operação para cálculos ou inflamação da vesícula biliar ou outros exames de rotina. Os sintomas manifestam-se apenas em fases posteriores.
Diagnóstico
Avaliação de história da medicina
Exame físico
Exames de sangue
Ultra-sonografia do abdome
Estudos de imagem
Biópsia da vesícula biliar
Estágios da doença
Há quatro estágios do câncer de vesícula:
Fase 1 – nesta fase só a parede da vesícula é afetada. Aproximadamente um quarto dos cancros da vesícula biliar é, nesta fase, quando eles são diagnosticados.
Fase 2 – O câncer neste estágio se espalha para a totalidade da espessura da parede da vesícula, mas não se espalhou para os nódulos linfáticos próximos ou órgãos adjacentes.
Etapa 3 – neste estágio o câncer se espalha para os gânglios linfáticos perto da vesícula ou se espalhou para o fígado, estômago, cólon ou intestino delgado.
Etapa 4 – o câncer espalhou-se para dois ou mais órgãos perto a vesícula ou um órgão da vesícula como os pulmões. Isso é conhecido como câncer metastático ou secundário.
Tratamento
Tratamento do câncer de vesícula biliar depende principalmente do estágio do câncer e o grau do câncer. O tratamento depende também da saúde geral do paciente.
A cirurgia é o principal método de tratamento em estágios iniciais do câncer. Isto pode ser seguido com radioterapia ou quimioterapia com drogas anticâncer
Vias Biliares
Vias biliares é o nome que se dá ao conjunto de condutos orgânicos que conectam o fígado e a vesícula biliar ao duodeno. Sua função é a de conduzir a bile produzida no fígado para seu armazenamento na vesícula biliar e posterior liberação no duodeno. As