mecânica da respiração
Em qualquer forma que se apresente a respiração é uma das características básicas dos seres vivos. Essencialmente consiste na absorção pelo organismo de oxigênio, e a eliminação do gás carbônico resultante das oxidações celulares.
Como nós temos a glicose armazenada no organismo e obtida pela digestão, esta se une ao oxigênio (mitocôndrias), produzindo assim a energia necessária para a sobrevivência, havendo assim a liberação de gás carbônico. Durante a produção de energia, também ocorre a produção de calor (homeotermos).
O aparelho respiratório é formado pelas vias respiratórias e pelos pulmões. As vias respiratórias são formadas pelos órgãos por onde o ar circula. Os órgãos são: fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios e bronquíolos (estes dentro do pulmão).
FOSSAS NASAIS
Mais conhecida como nariz, apresenta seu interior revestido por uma mucosa nasal, rica em vasos sanguíneos destinados a aquecer o ar e, com os pelos, a filtrar esse ar. Essa mucosa está ligada ao nervo olfativo.
Na sua extremidade é formada por cartilagem e só na parte posterior é que tem osso (nasal) e separado pelo septo nasal. As duas cavidades que existem na face comunicam-se co o exterior pelas narinas e com a faringe pelas coanas. A mucosa nasal fabrica uma secreção (muco) para reter as impurezas do ar. Assim como as fossas nasais permitem a saída do gás carbônico e do vapor de água que vem dos pulmões, a boca também pode auxiliar na respiração, principalmente quando existe algum problema nas fossas nasais (entupimento).
São duas cavidades paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe, sendo separadas pelo septo nasal, uma parede cartilaginosa. As fossas nasais são divididas em três partes: Vestíbulo, área respiratória e área alfatória.
Quando o ar passa pelas fossas nasais ele é aquecido, filtrado e umedecido, sendo esse aquecimento atribuído a presença do plexo venoso.
FARINGE
A faringe serve ao mesmo tempo, aos sistemas