Mecatrônica Atual Nº53. Descargas Atmosféricas Saiba como prot seus equip conhecendo melhor esse fenômeno
4714 palavras
19 páginas
Mecatrônica Atual - 5307/12/2011 11:13:13
Descargas Atmosféricas Saiba como proteger seus equipamentos conhecendo melhor esse fenômeno
As chuvas de verão no Brasil costumam causar efeitos “trágicos” para os equipamentos eletrônicos através das descargas atmosféricas. Se uma TV queimada já é algo desagradável, imaginem como se sente o microempresário que teve um dos seus dois tornos equipados com CNC, literalmente “torrado” por um raio. Além de uma “salgada“ fatura de reparo, 50% da sua produção estará comprometida por vários dias.
Alexandre Capelli
Como ocorrem os raios
O raio é uma descarga elétrica que ocorre entre a nuvem e o solo, ou entre nuvens. A nuvem carrega-se em duas metades, a inferior com carga negativa e a superior com positiva (veja a figura 1).
Através da indução, a área projetada pela nuvem sobre o solo (sombra) torna-se positiva (conforme mostra a figura 2).
Isso quer dizer que, embora a Terra seja uma grande “esfera” negativa, por indução a região abaixo da nuvem é positiva. Como a nuvem é arrastada pelo vento, a região de cargas positivas no solo acompanha a nuvem como se fosse sua sombra. A diferença de potencial (tensão) formada entre a nuvem e o solo pode variar de 100 V a 1.000.000.000 V (1000 megavolts !). Uma vez que a rigidez dielétrica entre a nuvem e a terra seja vencida, o ar ioniza-se (baixa a resistência elétrica), criando assim um túnel ionizado de baixa resistência, que é o caminho por onde a descarga elétrica transita, observe a figura 3.
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | próximo >>
Página 1 de 7
--------------------------------=====================================
AUTOMAÇÃO
/ Supervisão
07/12/2011 11:13:13
Descargas Atmosféricas Saiba como proteger seus equipamentos conhecendo melhor esse fenômeno
As chuvas de verão no Brasil costumam causar efeitos “trágicos” para os equipamentos eletrônicos através das descargas atmosféricas. Se uma TV queimada já é