Mecatronica
Segundo Cury o valor do dinheiro no tempo é uma relação entre juros e tempo, pois o dinheiro pode ser pago em um determinado período de tempo à uma taxa de juros em um investimento, com isso o dinheiro no tempo presente não tem o mesmo valor no futuro. Sendo assim, um real hoje aplicado em um determinado investimento, como por exemplo, 1 ano, renderá ao final deste período um juros que resultará em valor maior que o mesmo real recebido daqui a 1 ano.
TAXA MÍNIMA DE ATRATIVIDADE Segundo Cury a Taxa Mínima de Atratividade ou TMA, é a taxa de juros que o valor investido renderia se fosse aplicado no mercado. Pode ser utilizadas taxas de poupança ou taxa da Selic como referência entre outras. No trabalho presente foi adotado a taxa de Selic como TMA, que segundo a Receita Federal no mês de julho a taxa de juros equivalente é de 0,95% ao ano ou 11% ao ano.
Conceitualmente, a Taxa Mínima de Atratividade - TMA, também denominada de taxa de desconto ou de custo de oportunidade do capital, pode ser definida como a taxa de juros que o capital seria remunerado numa outra melhor alternativa de utilização, além do projeto em estudo. Em outras palavras, para um órgão de fomento ou instituição de financiamento, o custo de investir certo capital num projeto corresponde ao possível lucro perdido pelo fato de não serem aproveitadas outras alternativas de investimento viáveis no mercado. Existem várias correntes metodológicas e estudos empíricos para a determinação da taxa de desconto, descritas detalhadamente num capítulo do trabalho de Contador (1981). A partir de trabalhos realizados, pode-se concluir, razoavelmente, que a taxa social de desconto no Brasil oscila, em média entre 12 e 18% ao ano. Isto não exclui, no entanto, a possibilidade de que a taxa de desconto se modifique ao longo do tempo e que sofra alguns ajustes para diferentes níveis de risco de projetos alternativos. Na prática, em análise financeira de projetos de