Mecanismos e agentes disciplinadores do processo de urbanização do município de aparecida de goiânia
MARCELINO BUENO ALVES
MECANISMOS E AGENTES DISCIPLINADORES DO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA
Goiânia
2012
MARCELINO BUENO ALVES
MECANISMOS E AGENTES DISCIPLINADORES DO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÃNIA
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Introdução à Gestão Ambiental; Ecologia Aplicada e Gestão de Biodiversidade; Química Ambiental; e Geologia e Geomorfologia Ambiental.
Professores: Cristina Célia Krawulski William Luiz da Cunha Kênia Zanetti Ewerton de Oliveira Pires
Goiânia
2012
MECANISMOS E AGENTES DISCIPLINADORES DO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA
1 INTRODUÇÃO
De acordo com o último censo do IBGE (2010), o município de Aparecida de Goiânia apresentou até aquele período uma população mensurada em torno de 442.978 (quatrocentos e quarenta e dois mil e novecentos e setenta e oito) habitantes, estando em franco processo de expansão urbana, progressão esta notoriamente que manifesta conflitos em alguns aspectos relativos ao uso do solo pelos diversos tipos de atividades desenvolvidas em seu território.
A partir do ano de 1963, após sua emancipação do município de Hidrolândia, Aparecida de Goiânia passou a ser alvo de assentamentos incentivados pelo governo do Estado, que contribuíram para o acelerado crescimento populacional, até então (APARECIDA DE GOIÂNIA, 2012).
O município de Aparecida de Goiânia está inserido na microrregião de Goiânia, situando-se a 18 quilômetros do centro desta, localizando-se na