Mecanismos de Endurecimento
Mecanismos de endurecimento são formas de se evitar o movimento de discordâncias em um metal. O movimento de discordâncias em um material cristalino, especialmente nos metais, é uma das caudas do fenômeno de deformação plástica, portanto tais mecanismos são utilizados para minimizar esse fenômeno restringindo o movimento de discordâncias e consequentemente causando o endurecimento do material. A seguir será discutido de forma sucinta os principais tipos de mecanismos de endurecimento.
MECANISMOS DE ENDURECIMENTO
As deformações plásticas macroscópicas correspondem ao movimento de um grande número de discordâncias, a habilidade de um metal deformar plasticamente depende, basicamente, da movimentação de suas discordâncias. As técnicas de endurecimento em metais contam com um princípio simples: quanto maior for a restrição ao movimento de discordâncias, maior será a resistência mecânica de um material metálico.
Principais Mecanismos de Endurecimento
Encruamento em metais
Redução do tamanho de grão em metais
Tratamentos térmicos
Tratamentos superficiais
Encruamento em Metais
O endurecimento por encruamento é um processo de endurecimento, no qual um metal dúctil torna-se mais resistente e duro na medida em que é deformado plasticamente. Muitas vezes este tipo de endurecimento é chamado endurecimento a frio ou endurecimento por trabalho mecânico. Este foi, provavelmente, o primeiro mecanismo de endurecimento conhecido pelo homem. left23622000 Efeito da taxa de encruamento na resistência mecânica e ductilidade de um aço baixo carbono.
133350298640500129540000
Efeito da taxa de encruamento (redução a frio) sobre o limite de resistência (a), tensão de escoamento (b) e ductilidade (c) de um aço SAE 1040, latão e cobre comercialmente puro.
Redução do Tamanho de Grão em Metais
Em um metal policristalino, o tamanho dos grãos (diâmetro médio dos grãos) exerce