Mecanismos De Defesa
Segundo Freud, a maior de todas as defesas. consiste em afastar da consciência eventos e ideias provocadores de ansiedade. Algumas doenças psicossomáticas podem estar relacionadas com a repressão. É um processo através do qual se elimina da consciência partes inteiras da vida afetiva e relacional profunda.
Regressão:
É o processo de retorno a uma fase anterior do desenvolvimento, onde as satisfações eram mais imediatas, ou o desprazer era menor. Um exemplo é o comportamento de crianças que, na dificuldade em seus relacionamentos com outras crianças, retornam, por exemplo, a fase oral e retomam o uso de chupetas, ou ainda, comem excessivamente.
Projeção:
É um processo através do qual se elimina da consciência partes inteiras da vida afetiva e relacional profunda. A tendência é que o indivíduo repudie impulsos ou comportamentos indesejáveis, atribuindo a outros.
Introjeção:
Significa incorporar para dentro de nós mesmo normas, atitudes, modos de agir e pensar que são dos outros não verdadeiramente nossos. É o oposto de projeção.
Identificação:
Esse mecanismo é a base da constituição da personalidade humana. Como exemplo podemos citar o momento em que as crianças assimilam características parentais, para posteriormente poderem se diferenciar.
Isolamento:
Distanciamento de uma pessoa ou objeto que causa desconforto por algum motivo ou isolar um comportamento ou pensamento interrompendo qualquer ligação.
Anulação:
Significa ter ações que contestam ou desfazem um dano que o indivíduo imagina que pode ser causado por seus desejos. Fazer o inverso do ato ou do pensamento procedente.
Negação:
É a tentativa de não aceitar na consciência algum afeto que perturba o ego. Os adultos tem a tendência de fantasiar que certos acontecimentos não são, de fato, do jeito que são, ou que na verdade nunca acontecem. O indivíduo reinterpreta as situações.
Formação Reativa:
Trata-se de uma inversão clara e, em geral, inconsciente do verdadeiro